Dr. Walter Pinheiro aplica Botox® em Fortaleza

É praticamente impossível falar em tratamento de rugas e não falar na famosa Toxina Botulínica, que é ainda mais famosa pelo seu nome comercial Botox®. Se você procura por um dermatologista em Fortaleza para realizar este procedimento está no lugar certo, afinal, a dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele.  Dr. Walter Pinheiro trabalha com a técnica há muito tempo e é pioneiro de alguma de suas variações como o Delta Lifting.

 

Quando o assunto é Botox, não faltam mitos e verdades a serem esclarecidas, e o assunto é bastante vasto. Por isso, elaboramos essa páginas com textos e vídeos com as principais dúvidas que as pessoas possuem sobre a toxina botulínica. Vamos conversar sobre rejuvenescimento facial com o Botox?

 

 

  • Para que serve o Botox?

 

O botox serve para atenuar e prevenir rugas

Para alcançar um rosto mais jovem! Parece óbvio, mas quando estamos tratando da saúde e beleza do rosto, nada deve passar despercebido e sim, cada detalhe importa. Então, não podemos de deixar claro para que serve o Botox®: atenuar rugas de expressão e preveni-las. Ainda parece óbvio? Então agora você vai entender uma parte muito importante sobre o tratamento com toxina botulínica: não é qualquer ruga que é tratada com o Botox®, e mais ainda: tão ou mais importante quanto atenuar as rugas é preveni-las! Por isso, quanto antes você começar seu tratamento, enquanto as rugas ainda estão começando a se formar, melhor e mais natural será o resultado do tratamento.

 

Agora que você sabe estes detalhes importantes, provavelmente deve estar se perguntando: “quais tipos de rugas podem ser atenuadas com o Botox? Se a prevenção das rugas é tão importante, quando devo começar a usar? Tem uma idade ideal?”. Vamos responder tudo isso a partir de agora.

 

  • Quais rugas podem ser tratadas com a Toxina Botulínica? Quais são áreas de aplicação do Botox?

 

Para responder essa pergunta é fundamental que você saiba quais são os tipos de rugas existem, são dois: as rugas estáticas e as rugas dinâmicas. De cara você fica sabendo que o Botox tem como alvo as rugas dinâmicas, que são formadas por conta do desgaste da pele pelos movimentos dos músculos do rosto, que ao contraírem-se provocam o enrugamento no rosto. Na prática, para que você entenda basta observar a região glabelar – entre as sobrancelhas – e perceber que quando contraímos esses músculos (fazendo aquela “cara de mau”) a pele começa a enrugar. De tanto passar por esse estresse a pele acaba formando as rugas, como acontece também com as rugas na testa, as chamadas linhas de expressão que são consequência dessa mesma contração dos músculos.

 

O que o botox faz? Controla essa contração muscular, fazendo com que forcemos muito menos a pele da rosto, atenuando rugas já existentes e prevenindo o surgimento de novas rugas. Então para que você entenda de uma vez por todas, as rugas provocadas pelos movimentos dos músculos do rosto, ou seja, as rugas dinâmicas são tratadas com Botox®, enquanto que as rugas estáticas (os sulcos) são tratadas com preenchimento facial. Ficou alguma dúvida? Basta olhar o esquema abaixo com as áreas de aplicação do Botox e do Preenchimento Facial.

Botox e Preenchimento Facial: áreas de aplicação

  • Quando começar a utilizar o Botox? Existe idade mínima para aplicar a toxina botulínica?

Temos um vídeo especialmente para responder essa pergunta que você pode assistir logo acima, mas em resumo o que se pode dizer é: botox não tem idade, mas necessidade! Explicamos melhor: as primeiras rugas começar a aparecer por volta dos “20 e poucos anos” em algumas pessoas, enquanto que em outras demoram um pouco mais. Por isso, pensando na prevenção, quanto mais cedo você começar a utilizar o Botox, melhores e mais naturais os resultados. Evidentemente que não faz sentido começar ainda na adolescência com a pele jovem, mas assim que surgirem os primeiros sinais de envelhecimento do rosto, pensando sempre na prevenção, este é o cenário ideal.

 

  • A aplicação é Dolorosa? Aplicar Botox Dói?

 

A aplicação não é dolorosa

A resposta é não, aplicação de Toxina Botulínica não é dolorosa! É compreensível que muitas pessoas não acreditem nisso, afinal, como dizem por aí, estamos falando literalmente de “injeções na testa”, mas pode ficar tranquilo(a), pois agulhas são extremamente finas e o melhor: em pacientes mais sensíveis a dor, o dermatologista aplica um anestésico para garantir que você não sinta dores durante o procedimento.

 

 

  • Os efeitos são permanentes? Quanto tempo dura o efeito?

 

Os efeitos da toxina botulínica não são permanentes e costumam durar entre 4 ou 6 meses. Ou seja, para manter os resultados, é necessário fazer retornos duas vezes ao ano.