(85) 3486-6056 | (85) 9 9999-2934 (Whatsapp)
 contato@walterpinheiro.com
Artisan-Jewelry-shutterstock_456068779-1080x675-1024x640

Carcinoma Basocelular (CBC)

O Carcinoma Basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele – mais de um em cada três cânceres novos é câncer de pele, e a maioria é CBC -, porém o menos agressivo, sendo raramente mortal.

Essa doença recebe o referido nome por tratar-se de um tumor constituído de células basais. As células, por sua vez, começam a se multiplicar desordenadamente, originando o tumor. O CBC é encontrado com frequência nas partes do corpo mais expostas à luz Solar, como rosto e pescoço. Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas.

Além da exposição Solar, vale destacar como fatores de risco, a idade e sexo, visto que o CBC atinge, sobretudo, os homens adultos. Isso porque quanto mais avançada é a idade, maior é o tempo de exposição ao Sol. Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm ainda mais chances de sofrer com esse tipo de câncer.

Como algumas outras doenças, o Carcinoma Basocelular tem como fator o histórico familiar, ou seja, é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares de câncer de pele. Indivíduos com sistema imunológico enfraquecido também merecem maior atenção.

Qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta/mancha é motivo para procurar um Dermatologista. Portanto, fique atento!

– Uma ferida persistente, principalmente na face, que não se cura após várias semanas.
– Uma mancha vermelha nova, que não desaparece após várias semanas.
– Um nódulo novo, brilhante. Pode ser avermelhado, translúcido ou pigmentado. Também pode haver pequenos vasos sanguíneos visíveis.
– Uma área mais branca ou amarelada, com bordas pouco definidas, parecida com uma pequena cicatriz.

Em relação ao tratamento, ele é geralmente cirúrgico, com a retirada completa da lesão. Outras formas disponíveis: laserterapia, curetagem, crioterapia, eletrocoagulação e radioterapia. A forma de tratamento dependerá da localização e gravidade do tumor.

Não existem comentários para este post.

Deixe seu comentário!