Scowling pretty girl squeezes her acne on her face

A acne também pode aparecer na idade adulta, longe da fase da puberdade. Esse tipo de acne é chamado, na literatura médica, de acne da mulher adulta e compromete cerca de 30% da população feminina.

A acne da mulher adulta caracteriza-se por aparecimentos de espinhas inflamadas e dolorosas na região do queixo e pescoço após a idade dos 25 anos. Essa acne piora muito na pré-menstruação e, em geral, não melhora com os tratamentos convencionais.

Não existe ainda uma explicação definitiva para a  acne da mulher adulta. Pode haver associação com estresse, cosméticos comedogênicos e principalmente com alterações hormonais.

A principal razão do aparecimento desse quadro tardio é o aumento dos hormônios masculinos (androgênicos) que estimulam a produção do sebo, favorecendo o entupimento do folículo (óstios) e provocando o aparecimento de lesões inflamatórias.

Vale destacar que o ovário policístico é o que aparece mais freqüentemente, associado a acne da mulher adulta. Trata-se de uma alteração hormonal, ainda não totalmente esclarecida, que favorece a inflamação de vários pequenos cistos nos ovários vistos com facilidade pelo ultra-som. Essa alteração pode provocar infertilidade com irregularidade da inflamação, além de facilidade para ganhar peso, aumento de pêlos e também calvície. Porém, muitas vezes o quadro de ovário policístico não provoca nenhuma alteração, nem mesmo hormonal, e a pessoa descobre o quadro por acaso, quando realiza o exame ultrassonográfico. A acne da mulher adulta, devido a sua maior relação com alterações hormonais, não responde bem aos tratamentos convencionais utilizados para a acne vulgar. Os antibióticos e mesmo a isotretinoína oral melhoram o quadro, mas a recidiva é freqüente e muito rápida. Podem ser utilizados outros tratamentos que tenham uma ação mais especificas no hormônio, evitando o estimulo inadequado. As opções para o tratamento da acne da mulher adulta são muitas. O ideal é consultar um médico para diagnosticar o motivo e também a forma mais adequada de tratamento.